topo 3.png
  • M. Valente Corretora de Seguros

Seguro de carros: por que contratar?


Tradicionalmente, o seguro de carros tornou-se sinônimo de segurança financeira no Brasil. Em geral, os motoristas contratam o serviço de alguma seguradora pensando em evitar que possíveis casos de roubo ou furto os façam perder totalmente o dinheiro investido no bem. De fato, o ressarcimento do valor do veículo ainda é um dos principais benefícios do seguro, mas as vantagens não param por aí. Apesar da maioria das pessoas saber que esta é a importância crucial do seguro de carros, ainda há muitas dúvidas sobre o que é ou não coberto pelo serviço, como funciona e qual a verdadeira importância deste investimento. Bom, isso varia de apólice para apólice, mas, no geral, o seguro funciona como um serviço de assistência anual, igual uma assinatura de 12 meses. Vale lembrar que ele pode ser cancelado antes de um ano, em caso de venda do veículo, por exemplo, mas nunca pode ser superior a 12 meses. Para isso, é necessário o processo de renovação, que nada mais é do que uma nova negociação por mais um ano de assistência. Na verdade, a grande vantagem do seguro de carros é a comodidade que o serviço proporciona. Como são muitos os sinistros que estamos expostos no dia a dia, é possível contar com um plano de assistência em dificuldades que teríamos que resolver sozinhos sem o seguro. Confira alguns dos principais benefícios de ter o serviço:


  • Indenização integral do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE;

  • Reparo de qualquer dano em veículos batidos com o pagamento da franquia;

  • Guincho para reboque de acordo com a quilometragem contratada;

  • Troca de vidros e retrovisores sem custo adicional ou com desconto, dependendo do plano;

  • Troca de pneus, rodas ou reboque para pane seca;

  • Descontos em estabelecimentos comerciais conveniados à seguradora contratada, como estacionamentos, restaurantes e lava-rápidos;

  • Extensão para reparos em eletrodomésticos e held desk para informática e videogames;

  • Assistência 24 horas e acesso a centros automotivos;

  • Avaliação mecânica e ambiental, igual a extinta inspeção veicular;

  • Descontos em corridas de táxi, blindagem, despachantes, instalação de ar-condicionado e aplicação de películas nos vidros.


Como funciona o seguro de carros?


Com tantas vantagens, a conscientização da população sobre a importância do seguro de carros também cresceu nas últimas décadas. Reflexo disso é o aumento do interesse pelo seguro e a expansão linear do mercado nos últimos anos, seja ele auto, vida ou saúde, por exemplo. Se levarmos em conta apenas os automóveis, observamos que, mesmo com as vendas de unidades em queda de 2012 para 2013 e permanecendo em retração para 2014, a venda de apólices foi na “contramão” e aumentou. De acordo com dados da Susep, órgão federal que regula o setor, de janeiro a agosto de 2014, as vendas de seguros para carros foram 4,8% maior do que no mesmo período do ano anterior. Isso significa um faturamento de quase R$ 1 milhão a mais. O seguro de carros é dividido em três elos: segurado (beneficiário que contrata o serviço), corretor (profissional especializado em vender o serviço) e seguradora (empresa que fornece a cobertura). Ele costuma cobrir os danos causados por colisões, incêndios, roubos e furtos, além do RCF (Responsabilidade Civil Facultativa), também conhecido como “seguro para terceiros”. Esta é a cobertura que abrange possíveis danos quando o segurado bate no carro de uma pessoa qualquer. Também é possível adicionar coberturas extras, como enchentes, raios, vandalismo entre outras.


Onde contratar um seguro de carros?


É importante destacar que todo seguro no Brasil precisa ser vendido através de um corretor, seja ele para auto, saúde ou smartphone, por exemplo. Para quem tem carro, basta entrar em contato com uma corretora, que ela fornecerá ao cliente as opções. A TaCerto.com é uma destas corretoras, que oferece uma ferramenta de cotação de seguro de carros online para avaliar, propor e intermediar os serviços das principais seguradoras do País. Através do site da companhia, é possível identificar qual seguro de automóvel é o mais indicado para determinado tipo de perfil. A análise de perfil, inclusive, é um dos principais indicadores para gerar uma proposta. O cálculo é feito com base em uma série de dados, mas os principais fatores da simulação de seguro são: idade do segurado, veículo avaliado, região onde o segurado reside e condições de uso do carro. Após estes dados e alguns complementares, o corretor gera a proposta, que pode ser alterada com algumas outras condições, como retirar benefícios, alterar valores e modificar serviços.


#MValente #CorretoradeSeguros #Seguros #Recife #Segurodecarro #Seguroauto

Posts recentes

Ver tudo